Em palestra a pequenos empresários de Belo Horizonte, Ciro Gomes (PSB-CE) fez comentários pouco lisonjeiros sobre o time de ministros da “aliada” Dilma Rousseff. A informação é de Josias de Souza, na sua coluna deste domingo. Josias diz que Ciro definiu a equipe de Dilma como “muito fraquinha”. ”Ele citou três ministros, todos filiados ao PT. Sobre Ideli Salvatti, a coordenadora política de Dilma, Ciro disse: “Não seria minha secretária particular para assuntos subalternos.” Indagou: “E por qual razão foi colocada no cargo?” Respondeu: “Por petismo besta”.

Vergastou também Alexandre Padilha. Ministro da Saúde de Dilma, ele ocupou na fase final da gestão de Lula a cadeira de Ideli. Ciro definiu-o como “lobista do governo”. Por quê? “Negociava votos para o governo oferecendo emendas parlamentares.”

De resto, Ciro alfinetou a senadora licenciada Gleisi Hoffmann, chefe da Casa Civil. Tratou-a como uma neófita. “Não conhece as pessoas, não conhece a legislação, o Ministério Público… E quando aprender o governo já terá terminado.”

Embora sua língua desejasse prosseguir, Ciro preferiu travá-la. Do contrário, disse ele, “vou perder dez amigos amigos. E ainda tenho muitas palestras para fazer.” Ficou entendido que, dos 38 auxiliares de Dilma, o “amigo” cearense inclui pelo menos treze na conta de gente “muito fraquinha”.(Agências)