Audiência Pública proposta pelo vereador Luiz Carlos (PT) debate a educação de Mossoró na Câmara Municipal.


O mandato Luiz Carlos Martins (PT) está hoje, 08, realizando um amplo debate sobre a educação municipal de Mossoró na Câmara Legislativa. A audiência que é uma propositura do nosso mandato teve transmissão ao vivo pela TV Mossoró e conta com as ilustres presenças do Promotor da Educação Hercy Pontes, da Secretária Municipal de Educação, Ieda Chaves, da Presidente do SINDISERPUM, Marilda Souza, do sub-chefe da UERN, Antônio Gomes, do diretor do IFRN de Mossoró Jailton Barbosa dos Santos, de Francisco de Assis Filho, Presidente da Fetam.

A Audiência Pública mostra que há em nossas escolas da rede municipal de ensino vários problemas, que nem sempre é verdadeira a imagem propagandeada pela Prefeitura de Mossoró de que as unidades são exemplares e funcionam a contento. Elaboramos um relatório em que mostramos (inclusive com fotos postadas no perfil do mandato do Facebook) problemas facilmente vistos como quadras mal conservadas ou mesmo inexistentes, quadras sem cobertura que não podem ser usados no turno da tarde em razão do sol e do calor, salas de aula que não tem climatização, escolas que não tem banheiro, que estão com as paredes encharcadas e com risco de descargas elétricas. “O Mais Educação” não está implantado e olhe que já estamos quase na metade do ano. Se ocorrer um incêndio numa escola não vai ter extintor, porque nas escolas onde o equipamento existe, ele está vencido. Professores e alunos de várias escolas ficam reféns da bandidagem porque eles estudam em unidades que muitas vezes não têm um vigilante sequer, é o caso da Escola Municipal Francisco de Assis Batista no Alto da Conceição. Vimos que houve avanços que em geral seguem uma tendência nacional, cuja ação do Governo Dilma Roussef (PT) continua dando prosseguimento a políticas públicas que nasceram desde o Governo Lula (PT), temos como realidade irrefutável a implementação do PROUNI que possibilitou o acesso de mais de 1 milhão e 300 mil jovens carentes às universidades, o FIES, que é a linha de financiamento estudantil que garante a formação superior de milhões de estudantes por meio das universidades privadas, tivemos a ampliação da nossa rede de universidades públicas e dos InstitutosFederais (IF’s), bem como foi criado o Programa “Mais Educação” que visa manter os alunos por mais tempo na escola desenvolvendo os seus potenciais. Por fim, dizemos que foi na gestão petista do Presidente Lula que foi sancionada a Lei nº 11.738/2008 que criou o Piso Nacional do Magistério.

É salutar destacar que em Mossoró a educação avançou respaldada por políticas públicas que estão em vigor no país todo, mas que mesmo assim, tem muita coisa para se fazer, porque vemos faltar nesse momento até fardamento para crianças e tem diretor escolar comprando a merenda escolar fiado no comércio para não deixar faltar a alimentação nas escolas. “No futuro, ao olharmos para esta audiência vamos enxergar que fizemos críticas construtivas que estamos na verdade dos fatos tentando contribuir para as melhorias da educação de Mossoró sem excluir a população e a classe do magistério desse debate tão importante, disse Luiz Carlos (PT).

Fonte: Assessoria