A edição 2013 do concurso que elege os melhores queijos do Nordeste, realizado durante o  XI Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), teve uma empresa da Paraíba como a principal vencedora. O evento foi realizado até este fim de semana no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamim (RN), com promoção do  Sebrae/RN e Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc). Dos 12 prêmios entregues, sete foram para o estado paraibano. Nas categorias ‘Queijo de Leite de Cabra’ e ‘Destaque Especial’, a Paraíba faturou todos os troféus, de primeiro ao terceiro lugares. Na primeira categoria, a vitória foi da empresa Grupiara, do município de Taperoá e, na segunda, a conquista foi da empresa Belo Vale, de Sousa. O estado ainda foi o campeão da categoria “Queijo de Coalho”, conquistada pela empresa Produtos da Terra, do município de Cajazeiras.

O proprietário da empresa Grupiara, Manoelito Vilar, disse que o segredo de sua receita é apostar no potencial do Nordeste. “Na minha fazendo eu não permito imitar receita de francês. Leite bom é leite de cabra nativa do nordeste”, afirmou o vencedor. Eleger os vencedores não foi uma tarefa fácil para os juízes do Concurso. No total, 95 produtos, de oito estados do Nordeste, concorreram nas quatro categorias: Queijo de Coalho, de Manteiga, de Leite de Cabra e Destaque Especial. Nesta última, a disputa é livre para qualquer derivado de leite.

Somente na categoria “Destaque Especial”, 51 produtos disputaram o título. Segundo Roberta Targino, professora do curso de Técnico de Alimentos e membra do corpo de seis jurados, os sabores variam muito de um concorrente para outro. “Nós juízes temos que ser criteriosos. Observamos a beleza, a textura e o sabor”, esclareceu a professora.

Para poder distinguir melhor os sabores, algumas técnicas são adotadas. Entre a degustação de um queijo e outro, por exemplo, os juízes precisam obedecer a um método tradicional, que inclui comer maçã e biscoito Cream Crack, além de tomar água.

No momento do julgamento, cada produto é identificado apenas por números, para que impedir que os jurados possam saber quem são os competidores envolvidos na disputa. Os produtores ficam do lado de fora da sala, acompanhando o julgamento através de um vidro. O resultado do concurso foi divulgado no encerramento do ENEL, no sábado (8).

Confira os vencedores de todas as categorias:

Queijo de Manteiga:
1º Lugar – Dona Gertrudes – Caicó/RN
2º Lugar – Vale Lac – Pedra / PE
3º Lugar – Laticínio Babi – Brejinho/RN

Queijo de Coalho:
1º Lugar – Produtos da Terra – Cajazeiras/PB
2º Lugar – Produtos Lacol – Caicó/RN
3º Lugar – Queijo Nobre – Venturosa/PE

Destaque Especial Queijo de Leite de Cabra
1º Lugar – Grupiara (queijo temperado com marmeleiro) – Taperoá/PB
2º Lugar – Grupiara (queijo temperado com aroeira) – Taperoá/PB
3º Lugar – Grupiara (queijo temperado com camaru) – Taperoá/PB

Destaque Especial
1º Lugar – Belo Vale (frutisis bicamada morango com geleia) – Sousa/PB
2º Lugar – Belo Vale (creme de ricota) – Sousa/PB
3º Lugar – Belo Vale (requeijão cremoso cheddar) – Sousa/PB

fonte: Assessoria