A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada no Rio entre os dias 23 e 28, sabe: se quer chegar aos jovens, precisa se comunicar como eles. Em 2013, o melhor jeito é apelar às redes sociais. Na sexta-feira, a página do evento no Facebook já era acompanhada por 940 mil pessoas. No Twitter, o perfil tinha mais de 66 mil seguidores.

Para dar conta de manter tudo atualizado, postando dicas e reportagens sobre os eventos e ainda interagindo com os jovens, a organização da Jornada tem o apoio de uma equipe de dez voluntários. Eles se revezam para que as informações sejam publicadas 24 horas por dia.

Um desses voluntários é o administrador de empresas Felipe Pinho, de 23 anos. Durante o dia, ele trabalha como analista de projetos em uma consultoria de gestão de compras na Barra Funda, zona oeste de São Paulo. Na madrugada – da meia-noite às 6h -, é um dos que atualizam as postagens nas redes sociais da Jornada. “Temos uma coordenação que passa à equipe os tópicos sobre os quais temos de escrever”, explica ele.

“Na madrugada é um pouco diferente. Menos informação e mais reflexão e oração. Foco os posts naqueles que acordam no meio da noite. Então, os tweets precisam funcionar como um convite à reflexão, à reza.”(Agências)