De fácil adaptação às condições climáticas do Semi-Árido Nordestino, a criação de caprinos e ovinos está entre uma das principais alternativas para promover a permanência do homem no campo e uma melhor conivência com a seca. Em Mossoró, município que detém um dos maiores rebanhos da região Oeste do Estado, o SEBRAE/RN, em parceria com a Prefeitura de Mossoró, promoverá uma série de capacitações junto aos criadores. O foco é o fortalecimento da caprinovinocultura local. A assinatura do termo de cooperação acontece nos próximos dias.

O anúncio da parceria, feito pelo diretor Técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti Júnior, aconteceu durante a cerimônia de abertura da XV Festa do Bode, de Mossoró, ocorrida na noite da última quinta-feira (8), no Centro de Comercialização de Animais Armando Buá. “Vamos realizar um trabalho conjunto para fortalecer toda a cadeia produtiva da caprinovinocultura do município, assim como já desenvolvemos ações em outras cidades, por meio do Projeto Aprisco”, garante.

Entre as ações previstas no termo de cooperação estão o apoio à realização de clínicas tecnológicas e aplicação de métodos de melhoramento genético do rebanho. Também integra a lista de medidas, a implantação de consultorias que promovam melhorias na produção de leite e de carne de caprinos e ovinos.

“Quero agradecer muito a parceria do Sebrae tanto para a realização da Festa do Bode quanto para novas ações que serão desenvolvidas em conjunto. Tenho certeza que os criadores e todos da cadeia produtiva da caprinovinocultura só terão benefícios”, destaca a prefeita de Mossoró, Cláudia Regina Freire.

Além do trabalho previsto no termo de cooperação, o Sebrae-RN promove, durante a Festa do Bode, capacitações voltadas para o rebanho de caprinos e ovinos. Por meio do Projeto Aprisco, que atua nas Regiões Oeste, Sertão Central e Alto Oeste, será realizado um plantão de atendimento, com a oferta de diversos serviços voltados à orientação dos criadores.

Fonte: Assessoria