Dever cumprido e novos desafios para bacharéis em Ciência e Tecnologia 

 

Mais 38 formandos de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Câmpus Angicos, concluíram o primeiro ciclo da formação profissional na última sexta-feira, 04, com a formatura do curso bacharelado. A solenidade de colação de grau aconteceu no Auditório da Ufersa Angicos.

Para os concluintes, o sentimento do dever cumprido não é menor que os novos desafios que estão por vir com o ingresso em um dos cursos de engenharia oferecidos pela Ufersa. Essa certeza ficou clara nas palavras da oradora das duas turmas, a concluinte Bruna Avana. “Não vou falar das dificuldades”, expressou, “iniciamos diante do novo, do inusitado, da vontade de vencer”.

Para a oradora, os três anos de curso proporcionaram não apenas conhecimento e sabedoria, mas, principalmente, confiança para fazer um mundo melhor. Ao encerrar, Bruna parabenizou a todos pela conquista. “Aos meus colegas, parabéns pelo esforço e vitória. Sucesso nos novos desafios que vai depender unicamente do esforço de cada um”, lembrou.

O paraninfo das turmas, professor Edicarlos Leite, ex-diretor da Ufersa Angicos, relembrou a trajetória dos concluintes, desejando que permaneça entre eles a vontade de crescer. “Querer, poder e conseguir”, ressaltou. Para o paraninfo os estudantes precisam incorporar esses verbos para o país continuar crescendo.

Ao conceder o grau de bacharéis aos formandos, o reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos, expressou satisfação e sensação do dever cumprido. “São sentimentos não apenas dos que fazem a Ufersa, mas acredito também presentes entre os concluintes e seus familiares”. Para o reitor, a cada formatura a vitória da universidade se materializa. “Aos pais parabenizo em nome do concluinte Gilvan Francisco Ribeiro que também é pai de um acadêmico aqui da Ufersa Angicos”, afirmou.

O reitor ressaltou ainda a importância da interiorização do ensino superior que possibilitou a construção dos câmpus de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros. Em Angicos, por exemplo, novas obras estão em andamento com recursos na ordem de R$ 10,3 milhões. São novas salas de aula, novos laboratórios para as engenharias, o Memorial Paulo Freire e a construção do restaurante e a residência universitária que se encontra em processo de licitação.

DESAFIOS – Pronta para ingressa no curso de Engenharia Civil, a concluinte Otacília Carvalho, definiu o momento como “sonho realizado”. Natural de Assú, a estudante disse que vai continuar na Ufersa Angicos. Já Ayslann Todayochy, optou pela Engenharia Agrícola e Ambiental, na Ufersa Mossoró. Para ele, a sensação é de “gratidão aos professores e familiares”, afirmou.

Outro estudante que vai continuar na Ufersa Angicos é Antônio Gedson, que optou no segundo ciclo pelo curso de Sistema de Informação. Para Gedson, a Ufersa Angicos representa desenvolvimento para toda a região. Para Joseane Azevedo Dantas, concluinte laureada, o corpo de professores é o grande diferencial da Ufersa Angicos. “Os professores me ajudaram a chegar até aqui. Eles também estão de parabéns”, afirmou. Natural de Parelhas, Joseane deixa Angicos para morar em Mossoró para cursar Engenharia Mecânica. “Aqui, no início foi difícil, mas difícil também será deixar o povo anglicano. Sentirei saudades”, afirmou.

Fonte: Assessoria