Outubro Rosa: A importância do diagnóstico precoce

A Faculdade de Enfermagem Nova Esperança promove durante este mês uma série de atividades dentro do Outubro Rosa. A programação inclui palestras, minicursos, debates e ações sociais. A campanha da Facene/RN envolve estudantes, professores e funcionários da instituição.

A Campanha Outubro Rosa busca estimular a detecção precoce do câncer de mama. Para que isso seja possível, organizações espalhadas por todo o mundo se engajam na campanha para conscientização das mulheres sobre o tema, reforçando as ações do movimento neste mês.

No Brasil, o câncer de mama é a segunda causa de morte entre as mulheres. Diante desta realidade, a campanha surge como um alerta. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2012 foi registrado um aumento de 37% na realização de mamografias na faixa prioritária (50 a 69 anos) em comparação com 2010 no Sistema Único de Saúde (SUS). No ano passado, o número de procedimentos atingiu 2,1 milhões contra 1,5 milhões em 2010. Levando em consideração todas as faixas etárias, foram realizados quase 4 milhões e meio de exames somente em 2012.

A campanha Outubro Rosa cresce a cada ano e ganha mais adeptos. A Facene/RN a exemplo de anos anteriores segue colaborando com as ações de conscientização. Nesta terça-feira, 8 de outubro, a Faculdade de Enfermagem recebe especialistas que vão tratar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Participam de mesa redonda o mastologista Dr. Dennys Faheina e a enfermeira Philomena Simonetti. O encontro acontece na própria Faculdade, a partir das 18h.