Para estimular mais negócios no setor de artesanato e produção associada ao turismo, o SEBRAE/RN promoveu ontem  (22) a Rodada de Negócios de Artesanato, aproximando 15 artesãos produtores e 56 lojistas compradores. O evento está sendo realizado, até as 19h, no Hotel Majestic, em Ponta Negra. A ideia é propiciar novos canais de comercialização para as peças confeccionadas por grupos produtores atendidos pelo projeto setorial da Instituição. Estão sendo realizados mais de 200 encontros entre quem produz e aqueles que compram as peças artesanais.

A rodada é uma iniciativa do projeto Sebrae 2014 de Produção Associada, realizada em parceria com a equipe da Unidade de Acesso a Mercado do Sebrae-RN. A ação congrega 15 Microempreendedores Individuais (MEI) que fabricam peças das tipologias arte em mosaico, talo e palha de carnaúba, crochê, renda renascença, bordado rechilieu, fibra de coqueiro, pintura vitrificada, argila e papel artesanal, reciclado em MDF, entre outros. “Esses empreendedores foram escolhidos para participar porque estão mais preparados do ponto de vista de gestão do negócio e têm capacidade de responder às demandas produtivas, já que atuam sob pedidos”, ressalta a gestora do projeto Sebrae 2014 – Produção Associada, Jupira Nunes.

Esses produtos foram apresentados a 56 compradores convidados, que são lojistas de hotéis, aeroporto, arquitetos e decoradores. “O formato foi idealizado para favorecer à compra, já que foi feito um trabalho de prospecção anteriormente para identificar compradores em potencial desses artigos”, explica a gerente da Unidade de Acesso a Mercado, Maíza Pessoa.