Seminário discute perspectivas de avaliação e inclusão

 

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), em parceria com o Núcleo de Educação à Distância – NEaD, realiza entre os dias 30 de outubro a primeiro de Novembro, o “I Seminário de Ensino Superior: ampliação das perspectivas da avaliação, da inclusão e da flexibilidade”. A palestra de abertura será no Hotel Villa Oeste, na quarta-feira, às 19h.

O evento pretende intensificar as discussões relativas aos processos de ensino e de aprendizagem no Ensino Superior, dando ênfase à avaliação sob diferentes perspectivas, à inclusão como forma de democratizar o acesso ao Ensino Superior e à flexibilidade, buscando ampliar as oportunidades de acesso e permanência do aluno através da tecnologia.

 

De acordo com o Pró-reitor de Graduação, professor Dr. Augusto Carlos Pavão, a proposta é trazer a comunidade acadêmica da região e o público em geral para uma troca efetiva de experiências e para a realização de debates acerca de temáticas que se configuram como relevantes para o Ensino Superior. Serão abordados temas atuais relacionados aos seguintes eixos: O impacto do desenvolvimento tecnológico no Ensino Superior; Ações afirmativas no Ensino Superior; Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior; e Avaliação de Cursos e o ENADE.

 

Para o Pró-reitor, existe uma cristalização do conceito de avaliação no Ensino Superior. “Pretendemos, com a realização deste seminário, criar um espaço de discussão sobre questões controversas dentro do processo de avaliação interna, aquela que é feita em sala de aula, na relação professor-aluno, e também debater sobre a avaliação dos cursos, feita pelo próprio Governo Federal. Vamos descrever como acontecem essas avaliações e trabalhar novas atitudes sobre o tema”, disse.

Serão discutidos temas polêmicos, como a questão das cotas, do desnivelamento econômico, das desigualdades sociais e da inclusão. “A universidade tem assumido várias responsabilidades e desafios. O principal deles é receber alunos com peculiaridades e situações diversas, fazer com que ele se mantenha nos cursos e conclua a sua formação com sucesso”, completou Pavão.A programação contempla a realização de debates, palestras, apresentações orais, mesas redondas e minicursos

Fonte: Assessoria