Faculdade abraça campanha Novembro Azul


A exemplo do “Outubro Rosa” que trabalhou a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, agora a Facene/RN abraça a campanha “Novembro Azul” que traz para o centro das discussões o incentivo para realização do exame de próstata com foco no público masculino.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, por ano são descobertos no país mais de 60 mil novos casos de câncer de próstata. Em 30% dos diagnósticos, o câncer já está num estágio avançado. Com a detecção precoce, as chances de cura podem chegar até 90%. A orientação do Ministério da Saúde é que o exame seja feito a partir dos 50 anos para os homens sem casos na família e para os maiores de 45 anos com casos na família e negros.

 

O preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil. Segundo levantamento do Instituto Data Folha, apenas 32% dos homens brasileiros declararam ter feito o exame. É justamente para conscientizar esse público para a importância do exame e diagnóstico precoce, que a campanha Novembro Azul ganha destaque durante esse mês sendo ampliada por meio de centenas de ações educativas promovidas por instituições públicas e privadas, algumas delas inclusive, chegam a incorporar a cor do movimento em logomarcas, fachadas, cartazes, selos.

Neste mês especial de conscientização dos homens, a Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró elaborou um cronograma de atividades alusivas à campanha. São debates, minicursos, capacitações, congressos entre outras ações que integram o calendário de eventos para o mês de Novembro.