O município de Serra do Mel, que fica a 255 quilômetros de Natal, tem na produção de castanha de caju uma das principais fontes de renda da população. Mas, nos últimos dias, as atenções se voltaram para as ações da Semana Global de Empreendedorismo, promovidas pelo Sebrae no Rio Grande do Norte. Na cidade, dezenas de empreendedores, principalmente do setor de cajucultura, foram atendidos por meio da programação, composta por reuniões, palestras e oficinas.

Os atendimentos foram realizados na terça-feira e, durante as atividades, foi anunciada a realização de um diagnóstico que traçará ações para promover melhorias nos processos de produção e beneficiamento da amêndoa junto a pequenos produtores da região.

 

A decisão de realizar um levantamento junto aos grupos se deu durante encontro que reuniu produtores familiares. ideia é oferecer ferramentas para que os processos produtivos sejam melhor organizados, e resultem na elevação da qualidade do produto e na expansão do mercado. O trabalho começa no início de 2014. “Segundo números da prefeitura de Serra do Mel, existe um número bem elevado de pequenos produtores de castanha no município, e pretendemos realizar um trabalho de melhoria nos processos de beneficiamento da castanha”, explica o gestor do Projeto de Fruticultura do Sebrae-RN, Franco Marinho.

Assim como muitos outros moradores de Serra do Mel, Pedro Emílio Cabral beneficia a castanha de caju na própria residência. Apesar de conhecer o processo, ele explica que quer adquirir mais conhecimento e melhorar a qualidade do produto. “Estou muito otimista com a notícia de que vamos ser atendidos pelo Sebrae. O processo básico nós já sabemos, mas quero ter conhecimento para saber como melhorar a castanha que beneficiamos, para agregar mais valor”, detalha. O cajucultor foi um dos beneficiados com a programação da mobilização, que envolve várias cidades do Rio Grande do Norte.