Pequenos negócios quase dobram número de empregados

As micro e pequenas empresas do Rio Grande do Norte fecharam outubro com um saldo líquido de 1.517 empregos segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O saldo é resultado do total de admissões menos as demissões ocorridas no décimo mês do ano e representa um aumento superior a 95% no comparativo com o resultado registrado no mesmo período do ano passado, quando o saldo chegou a 777 postos de trabalho. Entre janeiro e outubro, o acumulado de empregos gerados por esse segmento já soma 8.920 postos.

O desempenho positivo dos pequenos negócios no Rio Grande do Norte na geração de vagas foi impulsionado, principalmente, pelos setores do comércio e serviços, responsáveis por empregar 1.134 pessoas no referido mês. Na diferença entre contratações e demissões, a indústria de transformação e a construção civil geraram respectivamente 216 e 198 postos de trabalho. “Os pequenos têm um peso muito grande no saldo positivo de empregos. Levando em consideração que grande parte das organizações do estado estão dentro do segmento das micro e pequenas empresas, encerrar um mês com um saldo positivo é extremamente relevante para a nossa economia”, destaca o diretor superintendente do SEBRAE/RN , José Ferreira de Melo Neto.

Em âmbito nacional, os pequenos negócios empregaram 101 mil pessoas em outubro. Se comparado com o mesmo período do ano passado, esse resultado representa um aumento de aproximadamente 28. De janeiro até outubro deste ano, os empreendimentos de micro e pequeno porte abriram mais de 950 mil vagas de trabalho. Dentro do universo dos pequenos negócios, o setor da economia que mais contratou em outubro foi o Comércio (41 mil), seguido por Serviços (32 mil) Indústria, que apresentou o melhor resultado dos últimos três anos (14 mil).