Sessão Solene

A seriedade e o compromisso com o ensino de qualidade daqueles que fazem a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) completam 45 anos. Para festejar essa data, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou, na manhã desta segunda-feira (09), uma sessão solene para homenagear o esforço de todos os professores, reitores e demais funcionários que já passaram pela Universidade. O evento foi uma iniciativa dos deputados George Soares (PMDB) e Larissa Rosado (PSB).

O atual reitor da UERN, Pedro Fernandes agradeceu a homenagem e durante seu discurso, falou sobre a estrutura da Universidade, dos avanços alcançados no campo da qualificação dos profissionais, da oferta de cursos de graduação e pós-graduação, mas disse que ainda é preciso avançar mais. “Com uma estrutura composta por seis Campi, além dos 11 núcleos avançados em ensino superior, contamos com mil professores, 83 ofertas de cursos de graduação e 13 de mestrado. Mas esses números podem ofuscar os menos avisados, achando que são suficientes. Precisamos avançar ainda mais. Esses dados ainda não me permitem descansar”, declarou.
Para o reitor, a Universidade precisa de autonomia plena para poder avançar ainda mais. “A instituição não deve estar atrelada a ideologias ou sistemas políticos. A luta pela autonomia requer a união e o esforço de todos que fazem a UERN, dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo e da sociedade civil organizada”, afirmou Paulo Fernandes que lembrou dos R$ 88 milhões em emendas federais que já estão asseguradas para a instituição, destacando o apoio dos deputados federais e senadores. “Pretendemos transformar a UERN numa grande Universidade nordestina”, concluiu.