Do total de profissionais potiguares que trabalham por conta própria e que estão enquadrados na categoria jurídica do Microempreendedor Individual (MEI), a grande maioria encontrou na formalização a maneira ideal para desenvolver o negócio. 82,9% dos MEI do Rio Grande do Norte estão em plena atividade, enquanto apenas 17,2% desistiram de empreender. Isso é o que revela o estudo nacional Perfil do Microempreendedor Individual 2013, divulgado pelo SEBRAE/RN nesta terça-feira (17).

O documento traça um perfil dos donos de micronegócios no país a partir de uma análise de informações de várias fontes e de entrevistas realizadas com os empreendedores em todos os estados brasileiros. Foram ouvidos 2.889.244 MEI de todo o território nacional, sendo 444 deles do Rio Grande do Norte, o que equivale a cerca de 1,4% do universo de potiguares formalizados.

O levantamento mostrou que o RN é o quinto na região Nordeste tanto em número de empreendedores formalizados quanto em termos de crescimento de formalizações entre setembro de 2012 e agosto deste ano. O aumento registrado nesse período foi de 33,1%, um ponto percentual acima da média da região, que foi 32,1%. Os maiores crescimentos regionais foram verificados no Ceará (42,2%), Piauí (38,5%), Pernambuco (34,3%) e Paraíba (33,7%). Apesar obter uma ampliação de apenas 26,3% no número de formalizações de um ano para o outro, a Bahia detém  a maior quantidade de MEI entre os estados nordestinos. Dados atuais da Receita Federal mostram que o Rio Grande do Norte possui 49,8 mil trabalhadores autônomos formalizados.