A secretária estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Shirley Targino, apresentou na manhã deste sábado (22), durante sua participação no Seminário Século XXI Natal no Espaço Urbano e Social, que foi realizado na Escola de Governo, um projeto de inclusão socioprodutiva de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis para o Rio Grande do Norte.

O projeto vai promover a inclusão socioprodutiva de 2.600 catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis e seus familiares atuantes, prioritariamente, nas ruas e nos lixões de 32 municípios potiguares. Nas etapas do projeto constam cursos, oficinas, intercâmbio, estudos, fornecimento de kits de equipamentos de proteção individual, além da aquisição de equipamentos para que os catadores se tornem empreendedores.

A proposta do projeto é baseada nos princípios da Economia Solidária, com ênfase na construção de parcerias entre os entes públicos, privados e a sociedade civil organizada, principalmente, a representada pelos catadores, com vistas à implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Entre os benefícios estão: Erradicação da pobreza e da marginalização; Redução das desigualdades sociais e regionais, e a mudança da realidade das pessoas que ainda vivem em lixões.