Benefícios do MEI atraem microempreendedores no interior

Dezenas de municípios do interior do Rio Grande do Norte vivenciaram durante toda esta semana ações de estímulo ao desenvolvimento do empreendedorismo local. Promovida pelo Sebrae estadual, a mobilização em torno da VI Semana do Micro Empreendedor Individual, alcança números expressivos. Somente o Escritório Regional do Oeste, em Mossoró, contabiliza um total de 1135 atendimentos ao longo dos cinco dias de evento. A segurança empresarial e os benefícios previdenciários estão entre os principais atrativos na hora de formalizar o negócio.

“Os autônomos e pessoas com potencial empreendedor estão começando a entender a importância de ter um negócio formalizado. Os custos são baixos diante da segurança e dos benefícios assegurados ao empreendedor. Isto leva muita gente se informar e se formalizar como empreendedor individual”, detalha Érica Medeiros, analista técnica do Sebrae-RN.

Foi a vontade de sair da informalidade e conquistar a segurança de um empreendedor registrado que levou José Sanches Firmino a buscar a formalização junto à tenda do Sebrae-RN, instalada na Praça da Independência, em Mossoró.Após quatro anos trabalhando com a venda de celulares e acessórios eletrônicos novos e usados, o comerciante encontrou, na figura do Empreendedor Individual, uma garantia na hora de efetuar compras e comercializar os produtos.

Atualmente ele trabalha em uma barraca montada no Centro da Cidade, mas a ideia agora é garantir mais visibilidade ao negócio com a locação de uma loja para oferecer melhores instalações e mais comodidade aos clientes. “Eu me arrependo por não ter feito isso antes. Agora me sinto mais seguro, tenho como fornecer nota fiscal, e isso torna tudo mais seguro. A partir de agora, é alugar uma sala para trabalhar e buscar cursos no Sebrae para me capacitar”, afirma.

Os números positivos da mobilização atingem também o Escritório Regional do Vale do Açu. Meta ultrapassada. Os números registrados em Mossoró superam a meta estipulada para a jurisdição do Escritório Regional do Oeste, que era de 800, e foi ultrapassada já na quinta-feira (3), quarto dia de mobilização.

Além da Praça da Independência, o atendimento a autônomos e potenciais empreendedores aconteceu também na sede do escritório, onde dezenas de pessoas participaram de palestras.

“Já estava pensando em me formalizar e participei de uma palestra que esclareceu tudo do Empreendedor Individual. Agora me sinto pronta para abrir meu salão”, conta Dayse Silva.

Os dados são positivos também no escritório Regional do Vale do Açu, em Assú, onde, até a última quinta-feira, 576 pessoas foram atendidas. Destas, 290 passaram pelas palestras e oficinas, realizadas em 13 municípios da jurisdição.

Fonte: Assessoria