Imprensa internacional conhece roteiro alternativo em Pium

Uma experiência de bem-estar, sabores exóticos, contemplação e um maior contato com a natureza na comunidade de Pium, que fica situada entre os municípios de Nísia Floresta e Parnamirim. Isso é o que um grupo de jornalistas estrangeiros vai conhecer no Rio Grande do Norte no dia 28 deste mês. Os correspondentes de agências de notícias e veículos dos Estados Unidos, China, França, Itália e Portugal visitam o roteiro Caminhos de Pium, que foi desenvolvido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte com foco na Copa FIFA 2014.

O roteiro foi escolhido por considerar o conceito de turismo com vivência e interação com a cultura local, para incrementar a competitividade dos negócios instalados na área. A ideia é difundir entre os turistas que visitarão a capital em função do mundial de futebol um destino diferenciado que os leve a ver, gostar, provar e levar os valores, os sabores e a riqueza da cultura potiguar, diversificando as opções de destino dentro do estado, além das atrações tradicionais.

A comitiva será composta pelos jornalistas Aglaé de Chalus (França), Chen Weihua (China), Dado Galdieri (EUA), Fabíola Ortiz dos Santos (Portugal e Itália), Kakie Roubaud (França) e Phylis Lilian Ciurariu Dit Huber (freelancer), que estarão em Natal em função da inauguração, no dia 29, do PresPoint, instalado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O grupo deverá fazer uma série de matérias sobre o estado para divulgar as potencialidades turísticas da região num raio de 100 quilômetros a partir da Arena das Dunas, sede dos jogos na capital potiguar.

Visitas

Em Pium, a equipe conhecerá o orquidário Gelza Matsunae, onde é possível se deliciar da gastronomia nipônica com pratos elaborados pelo casal de imigrantes japoneses Kenji Matsunae e Gelza Matsunae. O cardápio pode ser desfrutado enquanto o casal abre o baú com suas histórias. Outros destaques do orquidário, que reúne mais de 200 espécies exóticas, são o chá e o licor de orquídeas, uma preciosidade do lugar que deve agradar os torcedores da seleção japonesa durante os jogos da copa.

A Vila Feliz com sua arquitetura (com construções dos séculos XVII e XVIII) atrelada à natureza também entra no roteiro. No lugar, o visitante pode conhecer o Museu do Homem Missioneiro Potiguar, que belos exemplares da arte sacra.

A outra parada é no Resort Lagoa Azul, do empresário italiano Silvio Ravignani. O empreendimento reúne atributos ideais para quem deseja experimentar sabores diferentes em um refúgio na natureza isolado da pressão dos grandes centros urbanos. O empreendimento foi concebido no estilo rústico, tipo bangalô, mas com bastante conforto, onde é possível sentir o gostinho dos sabores gastronomia mediterrânea e ainda desfrutar sessões de massagem.

O último ponto da visita é o Recanto dos Anjos, um espaço capaz de levar bem-estar ao corpo e paz à mente. O empreendimento é conhecido pelas diversas terapias de relaxamento e reeorganização corporal e espiritual. Comando pelo massoterapeuta Marcos Cabral, o ambiente oferece sessões de cura quântica, massagem ayurvédica, sauna orgânica e escalda pés.,

“Escolhemos os Caminhos de Pium por ter sido criado especialmente com foco nos turistas que visitarão o estado durante a copa. Esses empreendimentos atendem às expectativas dos correspondentes internacionais porque é o tipo de turismo que já os europeus e visitantes dos demais países esperam encontrar aqui”, diz a gestora do projeto Sebrae 2014 de Produção Associada ao Turismo no Sebrae-RN, Jupira Nunes.

O projeto Caminhos de Pium surgiu a partir de um trabalho desenvolvido pelo Sebrae, que fez um levantamento da produção artesanal e do potencial para o turismo com foco copa no final de 2012. Trata-se de uma proposta de roteiro turístico voltado para pequenos grupos para conhecer a cultura, a gastronomia e as aventuras do lugar.  Foram identificados 27 negócios, que podem ofertar 36 tipos de atividades e serviços voltados para grupos de visitantes.

Diversidade

São empreendimentos bem diversificados e vão desde um resort rústico, que oferece gastronomia mediterrânea, a um espaço holístico que alia hospedagem à terapia de cura no ritual xamã; do orquidário onde se toma chá e se aprende mais sobre a gastronomia japonesa a uma loja de móveis rústicos estilizados artisticamente; do bistrô café com fogão de lenha ao autêntico acarajé baiano; do passeio de caiaque ou quadriciclo à cavalgada na lagoa. Massagens com bambu, piscina de sementes de açaí, trabalho de recuperação de esculturas, tirolesa, oficinas de arte e trilhas ecológicas são outras atrações encontradas no Vale do rio Pium.

A gastronomia é um atrativo à parte. Há sabores que se fundem por aquelas bandas. Crepes, acarajés, pratos da cozinha mediterrânea e suíça, além do regionalismo do carpaccio de caju, seriguela, doce de mangustão, geleia de jambo, tomate cereja com tilápia, doce de coco verde, pão de beterraba, doce de abóbora, licor de orquídeas e queijo melado no mel de engenho. São algumas das iguarias oferecidas a quem conhece aquela área.

Fonte: Assessoria