O Sebrae e o Senai promovem capacitações na área de inovação para pequenas indústrias da moda

Empresários do setor de moda de 24 estados já podem procurar o Sebrae para participar de palestras, cursos e oficinas. O foco é fazer com que os empreendedores busquem diferencial competitivo ao incorporar a inovação na elaboração de seus produtos. Ao todo, são 185 ações de capacitação serão desenvolvidas no país até junho. No Rio Grande do Norte, as ações do projeto, intitulado Moda Desenvolvimento de Ações Criativas para Fortalecimento da Competitividade Industrial, começam em maio e vão até o início de junho.

Estão previstas palestras, curso laboratório de criatividade, oficina de desenvolvimento de produto, oficina de modelagem e Oficina Ensaio de Elaboração de fichas técnicas de produto para o planejamento da produção. A iniciativa é fruto de convênio entre o Sebrae e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pretende capacitar mais de 11,5 mil pequenos negócios. Além de mapear tendências, o projeto visa turbinar a indústria brasileira e os segmentos têxtil e de confecção, couro e calçados e gemas e joias. Para participar das capacitações, os interessados devem procurar orientação na sede do Sebrae, nos escritórios regionais ou buscar informações por meio do 0800 570 0800.

A ideia é estimular avanços dos pequenos negócios na área de inovação e tecnologia e preparar os empresários para competirem nesse mercado. A instituição entra nesse cenário com a expertise na gestão de marcas, o branding,e o Senai com a especialidade técnica a fim de prover as ferramentas para que essa gestão ocorra de forma mais acertada”.

As ações do convênio – que tem duração até 2017 – são voltadas a três portes de negócios: os que faturam até R$ 60 mil por ano (Microempreendedor Individual), os que ganham até R$ 360 mil ao ano (microempresas) e os que faturam até R$ 3,6 milhões anualmente (empresas de pequeno porte). Preveem o desenvolvimento de produtos, pesquisas de referência e de kits modelagem, métodos eficientes de produção e missões técnicas para conhecer como funcionam outras empresas do setor. A expectativa é que as ações auxiliem os empresários a fortalecer a criatividade e a otimização dos processos produtivos, a gestão de coleções e de investimentos, o posicionamento de mercado e a aquisição de equipamentos.

Durante as capacitações, os empresários receberão kits com cadernos de criatividade, croquis, moldes e lâminas e ainda informações sobre novas tecnologias importantes para a área. O Sebrae e o Senai também sintetizaram essa parceria em duas publicações chamadas NoSSo. O objetivo é expressar a força da união das instituições em prol dos pequenos negócios.

Fonte: Assessoria