Cia de Portugal se apresenta nesta terça-feira dentro do Encontro Internacional de Dança Contemporânea

O Encontro Internacional de Dança Contemporânea, com atrações internacionais e nacionais, segue até o dia 23 de maio. Nesta terça-feira (29), a Companhia Eira, de Portugal, irá apresentar o espetáculo Highlight, a partir das 20h, na Casa da Ribeira. Os ingressos gratuitos poderão ser retirados na bilheteria da casa a partir das .

Com duração de 50 minutos, o espetáculo de dança Highlight é classificado para maiores de 12 anos e trata do reflexo da consequência de se viver em sociedade. Uma peça que parte de uma investigação coreógrafica, teatral e plástica à volta de uma forma de conformismo social denominada de Bystander effect ou The Genevose effect: um fenômeno social psicológico que se refere aos casos em que os espectadores de situações de perigo ou violência não oferecem qualquer meio de ajuda à vítima, quando outras pessoas estão presentes. A obra surgiu a partir de uma estadia do intérprete-criador em Nova Iorque, a cidade onde dez milhões de pessoas vivem em busca do sucesso e do prazer. Dez milhões de histórias que se cruzam na cidade que recebe a todos com a promessa de felicidade, mas na qual um terço da população vive na solidão.

 

Nasce do diálogo da intérprete com seus afetos; marcas que fazem do seu corpo uma memória; uma política de si. A narrativa e a semiótica de entorno apresentam uma gestualidade que se defronta com a brutalidade e a poesia num só espaço. Indo um pouco além da imagética nostálgica e virtuosa composta para o corpo outdoor da bailarina; na via de mão dupla o que se interroga é também a possibilidade de “esquecimento” e ou de acessar uma zona de silêncio, ainda, incompreendida e incerta para a dança, outrora, daquela menina. O Encontro de Dança Contemporânea extensão internacional conta com incentivo do Ministério da Cultural/FUNARTE (Fundação Nacional de Artes) e parceria com o VIVA Dança (BA- Brasil) e o Fórum Internacional de Dança do Estado de São Paulo – FIDESP, visando ampliar e capacitar o cenário artístico potiguar na dança, além de proporcionar uma diversificação de apresentações para a população.

Fonte: Assessoria