Genivan Vale aborda questões de acessibilidade nas calçadas 

Na tribuna da Câmara Municipal de Mossoró (CMM), o vereador Genivan Vale (PROS) apresentou resultados da audiência com o Ministério Publico (MP) que foi realizada na última terça-feira a fim de discutir a acessibilidade nas calçadas do município.

Ele informou que todos os portadores de deficiência presentes na reunião manifestaram sua indignação quanto à inoperância da Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) em relação ao tema. Os deficientes relataram que são inúmeras as barreiras arquitetônicas que impedem a locomoção de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida pelas calçadas.

Genivan Vale lembra que desde 2004 os cidadãos portadores de deficiências estão nessa luta por mais acessibilidade. “Desníveis, buracos, pontos de vendas… tudo isso dificulta o tráfego de pessoas com deficiência. As calçadas têm que ter um padrão mínimo para que as pessoas possam caminhar sem perigo”, afirma.

Conforme o parlamentar, na audiência pública também foi apresentado propostas para solucionar a questão da falta de acessibilidade. Entre as sugestões, ele destaca como solução viável a proposta de elaborar projetos para captação de recursos federais. “Em Natal, por exemplo, o município conseguiu captar R$ 50 milhões para reformar as calçadas e padronizá-las, de acordo com as normas de acessibilidade. Mossoró tem condições de fazer projetos semelhantes”.

Diante da importância do tema, segundo Genivan Vale, foi marcada uma nova reunião para quinta-feira, 15, no intuito de que sejam ouvidas as propostas da prefeitura e possa ser resolvida a situação das calçadas.

Fonte: Assessoria