O vereador Francisco Carlos (PV) foi eleito para ocupar a presidência da Câmara Municipal de Mossoró até o final deste ano. O período atípico é fruto da necessidade da realização de um “mandato tampão” para preencher o que seria o último semestre na presidência do vereador Francisco José Jr., eleito para a prefeitura municipal.

Francisco Carlos concorreu com o colega Genivan Vale (Pros), sendo eleito com o dobro de votos do colega. Votaram no novo presidente da Câmara os vereadores Jório Nogueira (PSD), Narcizio Silva (PTB), Ricardo de Dodoca (PTB), Genilson Alves (PTN), Soldado Jadson (Solidariedade), Cícera Nogueira (PSB), Celso Lanches (PV), Alex do Frango (PV), Tassyo Mardonny (PSDB), Claudionor dos Santos (PMDB), Manoel Bezerra (DEM), Tomaz Neto (PDT) e Flavio Tácito (DEM), além do próprio Francisco Carlos. Já em Genivan Vale votaram os vereadores Lucélio Guilherme (PTB), Heró Alves (PT do B), Vingt-Un Rosado (PSB), Lahyre Neto (PSB), Izabel Montenegro (PMDB), Alex Moacir (PMDB), além do próprio Genivan Vale. Além dele, os vereadores Heró Alves e Manoel Bezerra eram candidatos, porém, ambos retiraram suas candidaturas em virtude de acordos com os colegas.

Durante o pleito, imperou a visão de que ambos os candidatos eram qualificados para assumir à presidência. “A Câmara chega à eleição com duas pessoas qualificadíssimas”, disse Alex Moacir, demonstrando entendimento similar ao de Tomaz Neto, o qual declarou que “todos os colegas estão preparados para dirigir esta Casa”.

O novo presidente da Câmara agradeceu a todos os vereadores que acreditaram na competência de sua chapa. Para o edil, a eleição “foi um processo natural, normal dentro de qualquer parlamento (…) houve respeitos, houve limites”, disse Francisco Carlos. Antecipando como deseja trabalhar no novo cargo, o vereador afirmou que “gostaria de dar atenção e respeito a tudo aquilo que é merecido pelos vereadores de Mossoró, independente de partido” declarou, cumprimentando, em seguida, Izabel Montenegro e Lahyre Neto, destacando a vocação político deste último. O presidente da Câmara também esclareceu que irá “procurar engrandecer a Casa legislativa de Mossoró”, buscando, para isso, estabelecer uma respeitosa parceria com a prefeitura da cidade. Francisco Carlos também agradeceu ao colega de partido Alex do frango, o qual, segundo o presidente da Câmara, durante o processo de formulação do pleito “com muita grandeza, abriu mão de sua postulação, apesar de ter todas as chances necessárias de ser candidato”.