Câmara de Mossoró presta homenagem ao aniversário da UERN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte recebeu homenagem nesta quinta-feira (25) da Câmara Municipal de Mossoró que realizou sessão solene dedicada aos 46 anos da instituição, que ocorre no próximo domingo (28).

A solenidade foi aberta com o vídeo do Hino Nacional Brasileiro executado pelo Coral dos servidores e imagens de instituição. O presidente da Câmara, vereador Francisco Carlos Carvalho de Melo, propositor da sessão e professor da instituição, abriu os pronunciamentos “Sou professor da UERN há mais de 20 anos. Hoje eu fico imaginando como devia ser a cidade de Mossoró há 46 anos, quando a Universidade foi criada. Fico me perguntando o que, há 46 anos, fez com que pessoas acreditassem que podiam construir e instalar na cidade de Mossoró uma Universidade como a nossa. Que bom que eles aceitaram esse desafio. E se os desafios do início foram superados, outros surgiram. De que forma a Universidade vai enfrentar outras lutas e outras décadas de vitória e de crescimento da instituição.”, avaliou o presidente da Câmara de Vereadores.

O professor Josafá Costa, professor aposentado e ex-vice-reitor da UERN também participou da sessão solene, representando a Academia Mossoroense de Letras. “Me sinto feliz em participar dessa significativa homenagem que a Câmara faz à UERN. Faço parte dessa história. Vivi os momentos mais difíceis dela, mas também vivi momentos de muito idealismo. Todo professor acreditava na Universidade, mesmo diante das dificuldades, com salários atrasados de até seis meses. Nós acreditávamos que a Universidade tinha futuro, e que exigia sacrifícios. O professor João Batista Cascudo Rodrigues fez a Universidade do nada, assim como Deus criou o homem do nada. Sinto orgulho de poder contar essa minha passagem pela Universidade”, afirmou o professor.

A professora Ieda Chaves, também professora aposentada da UERN, e secretária de educação do município, participou da sessão solene representando o prefeito Francisco José Júnior. Ele fez um relato de todas as conquistas alcançadas pela Universidade durante os 46 anos de história. ”Estou muito emocionada nesta solenidade. Me sinto privilegiada por participar dessa festa. Estou ao lado de ex-alunos, mas também do professor Josafá, que foi o meu primeiro professor do curso de economia. É de muito significado para mim este momento. Eu considero a UERN a mais importante instituição desse estado. Parabenizo a Câmara Municipal de Mossoró por este momento”, afirmou a secretária.

O reitor da UERN, Professor Pedro Fernandes agradeceu à Câmara e aos vereadores pelo prestígio dedicado à Universidade e pediu que o poder público municipal, executivo e legislativo, olhe pelos alunos da instituição. “Antes de assumirmos a gestão estivemos aqui, em uma sessão semelhante a esta, sendo homenageados. Durante a nossa gestão, voltamos a esta casa para discutir a forma de ingresso na instituição. Dialogamos com as câmaras municipais, com os prefeitos, com o Ministério Público, com o Conselho Estadual de Educação, com o Governo do Estado. Hoje estamos comemorando 46 anos de idade e um ano de gestão, em meio a uma série de discussões, e estamos felizes por esse diálogo constante com o governo do Estado, e estamos chegando a um entendimento sobre a campanha salarial para que as atividades não sejam paralisadas. Também já levamos reivindicações para os dois principais candidatos ao governo do Estado e ao senado. A UERN pede o apoio de toda a sociedade para continuar lutando pela instituição, continue fazendo com que Mossoró se orgulhe dessa obra que nasceu aqui. E na Câmara Municipal é o local ideal para se fazer esse pedido. ”, afirmou o reitor.

A Sessão Solene em Homenagem aos 46 anos da UERN faz parte da programação de aniversário da instituição. Nesta sexta-feira, será celebrada a missa em ação de graças pelos 46 anos da UERN, às 19h30, na Capela de São Vicente. No domingo (28), a Universidade se reúne para a Assembleia Universitária, às 19h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

Fonte: Assessoria