Projeto Aulas de Energia ensina etapas do processo de geração de energia renováveis e mostra a importância do seu uso de forma racional e eficiente.

Conscientizar jovens sobre a importância das fontes renováveis de energia e esclarecer sobre o uso racional e seguro da eletricidade no dia a dia, evitando desperdícios, acidentes e preservando o meio ambiente. Estas são as ideias centrais desenvolvidas no Aulas de Energia, projeto realizado no município de Maracajaú, litoral norte do Rio Grande do Norte.As atividades desenvolvidas durante o projeto ocorrem com aulas teóricas e práticas. Na primeira etapa os participantes assistem vídeos, participam de debates, manuseiam maquetes que reproduzem as fontes de geração de energia renováveis e interagem com ferramentas que destacam o tema “Eficiência Energética e Segurança com Energia”. As atividades acontecem no Ecoposto APA – Recifes de Corais, localizado no município de Maracajaú.

Na etapa seguinte, os alunos visitam dois parques eólicos (Arizona 1 e Rio do Fogo), ambos instalados no município de Rio do Fogo, onde conhecem o funcionamento de um aerogerador e tem a oportunidade de conhecer e observar a integração dos parques com o meio ambiente local.

Inscrições – O Aulas de Energia também oferece a oportunidade para as escolas da rede pública e particular interessadas em participar do projeto. Para se inscrever os estabelecimentos devem acessar o site www.aulasdeenergia.com.br, onde encontram mais informações sobre o assunto.

Perspectivas – A perspectiva inicial é que aproximadamente 1.600 estudantes participem do projeto até o fim deste ano. O lançamento do Aulas de Energia ocorreu no final de setembro, no Ecoposto APA – Recifes de Corais. O projeto é realizado em parceira entre a Cosern, empresa do grupo Neoenergia, por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a Força Eólica do Brasil, joint venture entre a Neoenergia e a Iberdrola e o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA/RN).

Fonte: Assessoria