Deputada solicita apoio para retomada de cirurgias no Centro de Oncologia

Em requerimento encaminhado à governadora Rosalba Ciarlini e ao secretário de Saúde Pública, Luiz Alberto Fonseca, a deputada Larissa Rosado (PSB) solicita apoio para a retomada de cirurgias contra o câncer, no Centro de Onco9logia e Hematologia de Mossoró (COHM).De acordo com a deputada, as cirurgias oncológicas estão suspensas naquele Centro há cerca de dois meses, em decorrência da falta de condições financeiras da entidade e de repasses para a realização dos procedimentos.

“Atualmente instalado na antiga Casa de Saúde Santa Luzia, o OCHM, apesar de ser uma empresa privada, que contempla convênios e particulares, atende igualmente a demanda proveniente do Sistema Único de Saúde (SUS), alcançando todas as camadas sociais, afirmou.

A deputada Larissa Rosado disse ainda que esse trabalho está limitado devido à crise financeira da entidade. Em audiência pública na Câmara de Mossoró, no dia 23 de outubro, para discutir o problema, o presidente do Centro de Oncologia e Hematologia, Cure Medeiros declarou que a organização amarga déficit mensal de R$ 50 mil.

A dívida, segundo Medeiros, é referente às despesas adquiridas durante o processo de abertura e funcionamento da unidade. Além disso, o hospital ainda deve valores referentes à compra de maquinário necessário para a realização do serviço de radioterapia.A parlamentar justificou ainda que nesses quase dois meses de paralisação, a estimativa é de que cerca de 400 cirurgias já deixaram de ser realizadas em Mossoró. Por isso defende a necessidade de união de forças para resolvê-lo “que requeremos ao governo do Estado apoio para a retomada das cirurgias no Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró”.

Fonte: Assessoria