Durante todo o mês de novembro, a Secretaria de Saúde está executando ações para alertar os homens sobre a prevenção do câncer de próstata. As atividades estão sendo feitas em diversos pontos da cidade em alusão ao Novembro Azul. Na manhã desta sexta-feira, 7, uma equipe da Secretaria de Saúde realizou uma etapa da ação no Ginásio Pedro Ciarlini. O público-alvo foi os alunos e instrutores da Guarda Municipal.

Entre as atividades feitas pela equipe de saúde, estavam a medição do Índice de Massa Corpórea (IMC), o teste de glicemia e a aferição da pressão. Além dos serviços práticos, os instrutores e alunos da Guarda Municipal participaram de uma palestra com orientação para se prevenir do câncer de próstata. “É importante que os homens façam o exame e se previnam dessa doença. Tem que se quebrar o preconceito e priorizar a saúde”, comenta Fábio Limeira, aluno da Guarda Municipal.

Conforme Ceição Vieira, supervisora da saúde do adulto e idoso, as ações são feitas diariamente pela Secretaria de Saúde e têm tido boa participação popular. Apesar do foco ser o câncer de próstata, ela informa que a equipe de saúde explica sobre vários câncer, principalmente aqueles que mais atingem os homens. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) também estão desenvolvendo ações em alusão ao Novembro Azul.