A campanha que teve início no dia 22 de setembro está sendo finalizada neste sábado, 22. A vacinação que foi realizada pela Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária, estabeleceu a meta de vacinar 33.233 animais, sendo 23.231 cães e 10.152 gatos.

Desde o início da campanha, a vacina está disponível de forma gratuita, tanto na zona urbana como na rural. A vacinação esteve disponível nas Escolas Municipais, UEIs e CRAS da zona urbana espalhadas em vários bairros da cidade. O serviço esteve disponível durante toda a manhã. Na zona rural, uma equipe de agentes de endemias esteve presente para fazer a imunização. Os animais a partir de três meses de vida puderam ser vacinados, bem como as fêmeas gestantes.

De acordo com Allany Medeiros, veterinária do Centro do Zoonoses, boa parte da população compareceu aos postos de vacinação com os animais. “Estabelecemos essa meta e contamos com o apoio da população. A vacina esteve disponível e as equipes prontas para vacinarem com isso esperamos que a doença seja combatida e não haja casos de raiva na cidade”, comenta.

RAIVA – A raiva é uma zoonose (doença que passa dos animais ao homem e vice-versa) transmitida por um vírus mortal, tanto para o homem como para o animal. Envolve o sistema nervoso central, levando a óbito após curta evolução. A principal medida de prevenção é a vacinação dos animais, principalmente os domésticos, tais como cães e gatos.