Programa CapacitaSUAS encerra primeira etapa com mais de 1500 profissionais capacitados.

Mais qualidade na prestação dos serviços socioassistenciais e qualificação para os profissionais da Assistência Social do Estado do Rio Grande do Norte. O Governo do Estado através da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) em parceria com Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), finalizaram a primeira etapa do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social – (CapacitaSUAS).

A solenidade de encerramento da primeira etapa do programa ocorrerá amanhã (12), em Mossoró, no Campus Central da UERN, no auditório FAFIC, a partir das 10h30 com a participação da Governadora Rosalba Ciarlini. Estão previstas, também, as presenças dos secretários de assistência social dos 167 municípios do Estado, além das autoridades locais, representantes da UERN e da Sethas.

O CapacitaSUAS foi lançado em março pelo Governo do Estado junto aos representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); da UERN; do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) e do Colegiado Estadual de Gestores da Assistência Social (COEGEMAS), além da participação de gestores e representantes de mais de 130 cidades.

Entre os objetivos do Programa, está: promover a capacitação dos gestores, trabalhadores e conselheiros da assistência social que, pautada pela gestão da educação e do trabalho permanente, exige um novo perfil de um profissional ético e comprometido.

A primeira etapa CapacitaSUAS teve início no mês de maio deste ano, com 1.560 vagas para profissionais dos 167 municípios, disponíveis em três cursos, sendo esses: Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais e a Implementação de Ações do Plano “Brasil sem Miséria”; Atualização em Indicadores para Diagnóstico e Acompanhamento do SUAS e do Brasil sem Miséria e a Atualização em Gestão Financeira e Orçamentária do SUAS. Os cursos foram oferecidos em cinco pólos: Natal, Mossoró, Santa Cruz, Caicó e Pau dos Ferros, com carga horária de 40 horas.

Fonte: Assessoria