Nesta segunda-feira, 5, a Secretaria Municipal da Educação deu início ao processo de matrícula dos alunos novatos que desejam fazer parte da Rede Municipal de Ensino no Ano Letivo de 2015. O calendário segue até a próxima sexta-feira, 9. Para atender a demanda, o Município dispõem de 61 Escolas de Ensino Fundamental e 38 Unidades de Educação Infantil (UEI). As duas modalidades de ensino estão espalhadas pelo município nas zonas urbana e rural.

Em 2014, a Rede Municipal de Ensino matriculou em suas Escolas e UEIs pouco mais de 21 mil alunos. A expectativa para 2015 é que esse número aumente. “Ao final do processo, teremos matriculado mais alunos em relação a 2014. Isso porque ampliamos o número de vagas. Essa oferta cresceu graças à sensibilidade do nosso prefeito que ordenou reformas e ampliações em algumas escolas”, disse a secretária adjunta da Educação, Mariza Pinto.

Em algumas escolas municipais, a procura é maior que a oferta. É o caso das Escolas Municipais Rotary, Manoel Assis e Raimundo Fernandes. Entretanto, nenhuma família que desejar matricular os filhos em uma escola do município ficará sem a vaga. Os diretores das escolas que não possuírem mais vagas em seus equipamentos estão orientados a indicar às famílias as escolas mais próximas que ainda possuem vagas.

“Algumas escolas que possuem conceito e que são consideradas modelos são muito procuradas. Mas eu gostaria de salientar que todas as nossas escolas seguem o mesmo plano pedagógico, os profissionais passam pelos mesmos cursos de formação e todos os nossos equipamentos ofertam um ensino de qualidade, prova disso é nosso Ideb, de 5.1, que é superior à média nacional. Então se em determinada escola não foi possível fazer a matrícula, nós temos outras em nossa Rede à disposição das famílias. No município de Mossoró não falta vagas e nenhuma criança ou adolescente ficará sem estudar”, afirmou a secretária adjunta.

Fonte: Assessoria