Na manhã desta quarta-feira, 28, o prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, visitou o gabinete do secretário estadual de Infraestrutura, Jader Torres, com quem debateu viabilidades financeiras para o andamento de projetos que tragam melhorias para a cidade-polo do Oeste potiguar. Uma das pautas do encontro em Natal foi o Complexo Viário da Abolição.

O secretário Jader Torres garantiu ao prefeito Francisco José Júnior que o viaduto 2 do Complexo, que liga os bairros Abolições I e II ao III e IV, passando pela BR-304, será entregue concluído até o final de fevereiro. Já os viadutos 1 (Santa Delmira), 3 (Nova Betânia) e 5 (saída para Natal) terão total conclusão até o final de maio, de acordo com Jader.

Nos viadutos 1, 3 e 5 ainda são necessários ajustes nas marginais, como serviços de pavimentação, calçadas, meio-fios e retornos. O viaduto 4 (saída para Apodi) é o único que atualmente não apresenta pendências.

A obra do Complexo constituiu a zona urbana do contorno viário de Mossoró e tinha previsão de conclusão no primeiro trimestre do ano passado, no entanto, as atividades foram paralisadas por diversas vezes, o que atrasou a entrega. São 17 quilômetros de extensão, em um trecho composto pela duplicação da BR-304 e por cinco viadutos. Desses, três estão liberados, mas com algumas restrições. Os outros dois estão fechados para o tráfego de veículos.

A construção é realizada através de convênio entre o Governo Federal e o Governo Estadual, como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A Secretaria de Infraestrutura do Rio Grande do Norte é a responsável pela fiscalização dos serviços de engenharia. O investimento total inicial da obra era de R$ 72.344.566,98, cabendo ao Estado a contrapartida de R$ 7.234.456,70.

Fonte: Assessoria