Ações educativas dão início à Semana Nacional de Combate à Dengue

Tem início hoje, 2, e segue até a próxima sexta-feira, 6, a Semana Nacional de Combate à Dengue. Com o objetivo de intensificar as ações já desenvolvidas no município, a Prefeitura de Mossoró preparou uma programação especial, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Até sexta, todas as 45 Unidades Básicas de Saúde (UBS), em parceria com os demais equipamentos que compõem a rede municipal de saúde, estarão desenvolvendo atividades específicas de combate à dengue. “Ao longo da semana, ocorrerão palestras nas UBS, atividades de conscientização com os usuários e a comunidade, de forma geral”, explica a coordenadora da unidade de Endemias, Karla Cartaxo.

Os usuários que procurarem as UBS receberão informações de como prevenir possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti (também responsável pela transmissão da Febre Chikungunya) e ainda serão orientados sobre a importância da visita domiciliar do agente de endemias. “As pessoas precisam se conscientizar de que a presença do agente no lar é de fundamental importância nesse processo de prevenção”, frisa Karla Cartaxo.

Além da programação nos equipamentos de saúde, também estão definidas atividades integradas com outras Secretarias, como Desenvolvimento Social e Juventude, Educação e Serviços Urbanos. Nesta terça-feira, por exemplo, a partir das 8h, as coordenações da unidade de Endemias e do Programa Municipal de Controle de Dengue realizam ações de conscientização no pátio do Centro Administrativo Prefeito Alcides Belo, com usuários que buscam atendimento na Secretaria do Desenvolvimento Social e Juventude.

A programação também conta com o apoio da Secretaria Municipal da Educação. As 99 unidades que integram a rede participam da Semana Nacional de Combate à Dengue, através de atividades internas e externas, como explica a gerente de planejamento e avaliação, Jandira Cruz.

“Até quarta, as escolas promovem internamente concursos de redação, palestras, fixação de cartazes, tudo na temática do combate à dengue. Na quinta e sexta, os alunos e professores percorrerão a comunidade, destacando a importância da prevenção e de como eliminar os focos do Aedes Aegypti”, conclui Jandira Cruz.
Fonte; Assessoria