MUNICÍPIO DE MOSSORÓ INVESTE ALTO EM SAÚDE

 

A abertura da UPA do Belo Horizonte, a reestruturação e ampliação da Casa de Saúde Dix-Sept Rosado, a ampliação da UPA do São Manoel e a abertura do CAPs AD 24 horas mostram que serviços de saúde em Mossoró são tratados como prioridade.

Num momento em que as Prefeituras em geral têm dificuldades em administrar os serviços de saúde diante dos custos altos e sua complexidade, em Mossoró, o prefeito Francisco José Júnior vem entregando a população vários serviços para ampliar a estrutura de atendimento do município.

Nessa sexta-feira foi entregue o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas – CAPs AD, com serviço 24 horas. O novo CAPs AD funciona na estrutura da antiga Unidade Integrada de Saúde Mental (UISAM). Estrutura agora bastante ampliada. Antes funcionava apenas durante o dia, agora será 24 horas. Com capacidade de atendimento a 160 pacientes. Antes com 22 funcionários lotados na sua estrutura, agora com 80 funcionários, entre  médicos, enfermeiras, assistente social, educador físico e auxiliares.

Na área de saúde o prefeito Francisco José Júnior já havia colocado em funcionamento a Unidade de Pronto Atendimento do Belo Horizonte, que tinha sido construída nas gestões anteriores, mas sem equipamentos e condições de funcionar. A UPA hoje funciona plenamente com um  custo mensal de cerca de 1 milhão de reais.

Logo em seguida o prefeito assinou parceria para administração da Casa de Saúde Dix-sept Rosado, que hoje já conta com todos os serviços ampliados, novas UTIs neonatal, novos leitos e recuperação de sua estrutura física. Quando muitos afirmavam que a Casa de Saúde estava sem condições de funcionar a Prefeitura ousou e provou o contrário.

A Prefeitura Municipal investiu também na ampliação da UPA do Alto de São Manoel, a primeira UPA a funcionar em Mossoró, mas que estava com sua estrutura deficitária. Novas salas foram construídas, ampliada a capacidade de atendimento e criada melhores condições de trabalho.

Todas essas ações revelam o quanto a saúde tem sido vista como prioridade na gestão da Prefeitura de Mossoró. Segundo o prefeito Francisco José Júnior, ele é sabedor que existem ainda muitos desafios, mas há de se reconhecer o grande esforço feito para ampliar e melhorar os serviços de saúde em Mossoró.

Por Neto Queiroz