Da Folha de S.Paulo – Mariana Haubert

 

Com a transferência da articulação política para a vice-presidência da República, a presidente Dilma Rousseff extinguiu a Secretaria de Relações Institucionais nesta terça-feira (7). Dessa forma, o governo passa a ter 38 ministérios.”A incorporação de todas as funções [da SRI] passam administrativamente para a vice-presidência”, confirmou Aloizio Mercadante (Casa Civil) após a reunião da presidente Dilma Rousseff com os presidentes e líderes de partidos da base aliada.

Na reunião, Dilma anunciou a transferência para o vice-presidente Michel Temer das atribuições da articulação política do governo. Em nota oficial, divulgada após a reunião, confirmou a demissão do ministro Pepe Vargas da Secretaria de Relações Institucionais. Na nota, ela agradeceu “o empenho, a lealdade e a competência do ministro Pepe Vargas, que deixa o cargo”.De acordo com Mercadante, a avaliação do governo é de que Temer é a pessoa indicada para o cargo neste momento por ter trânsito dentro do PMDB, do qual é presidente, e com outros partidos da base aliada.

A transferência de funções e a extinção da pasta foram decididas nesta terça após a recusa do ministro Eliseu Padilha (Aviação Civil) de substituir Pepe Vargas. O petista não tem futuro definido ainda, mas segundo Mercadante, pode assumir outro cargo no governo. A ideia de Dilma é dar mais espaço ao principal partido da base aliada, em meio a uma crise política, à necessidade de aprovação no Congresso de um pacote de ajuste fiscal, e a uma perda expressiva de popularidade do governo, acompanhada de forte fogo amigo de integrantes do PMDB.