As aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) nas escolas da Rede Municipal de Ensino voltaram neste mês de abril. E neste ano de 2015 a Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal da Educação, expandiu o projeto para mais três comunidades rurais.

Em 2015, o programa chega à Comunidade da Barrinha, na Escola Municipal Sindicalista Antônio Inácio; na Comunidade do Jucuri, na Escola Municipal Ricardo Vieira do Couto; e na Comunidade de São Romão, na Escola Municipal de São Romão. A expansão do Proerd na zona rural começou no ano passado quando os alunos da Escola Municipal Professor Maurício de Oliveira, na Maísa, foram os primeiros da zona rural a participar do programa.

No município o Proerd, que é executado pela Polícia Militar e que orienta os alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental a resistirem à sedução dos traficantes, acontece em parceria com a prefeitura. “O trabalho didático nas salas de aula é realizado pelos instrutores que são policiais militares e a nossa contrapartida é a confecção do material didático utilizado pelos alunos e uma ajuda de custo aos instrutores”, explicou a gerente executiva de planejamento e avaliação, Jandira Cruz.

Ao todo 34 escolas, 30 na zona urbana e 4 na zona rural, serão atendidas neste ano de 2015. O programa atingirá 1.450 alunos de 57 turmas, nas quais, 10 policiais militares serão os instrutores. “Essa expansão na zona rural é positiva. O uso das drogas nessas localidades é uma realidade e agora, graças ao interesse da Secretaria Municipal da Educação em contribuir com essa prevenção, estamos chegando a essas comunidades”, disse Ibraim Vilar, policial militar e instrutor do Proerd.

Fonte: Assessoria