Procura por vacinação contra HPV ainda é baixa

Ainda é baixa a procura por vacinação contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV), principal causador do câncer e colo de útero. Iniciada no começo do mês de março, a campanha vacinou 967 meninas na primeira ou segunda dose da vacina.Segundo a secretária Municipal de Saúde, Leodise Cruz, o número ainda é considerado baixo. É necessário que os pais procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para que as meninas de 9 a 11 anos sejam vacinadas o mais rápido possível. “A nossa meta é vacinar 6.229 crianças até o final do ano. Para isso, nós pedimos apoio das escolas e das famílias para que incentivem o uso da vacinação contra HPV”, pontua.

A campanha seguirá por todo o ano e também é destinada para mulheres portadoras de HIV ou soropositivas. Já as meninas devem tomar a segunda dose seis meses após a primeira e a terceira dose 6 meses após a primeira, completando todo o ciclo de imunização.De acordo com a coordenadora do setor de imunização municipal, Norma Sena, todas as 45 UBSs dispõem da vacina. Ela lembra que a vacinação protege contra quatro tipos de HPV. “Menos de 20% do público-alvo recebeu a vacinação. Índice ainda baixo. Nós queremos vacinar, até o final do ano, 80%”, diz.

Vacinação nas escolas será intensificada

A Secretaria Municipal de Saúde está fazendo uma parceria com diversas escolas para reverter a baixa procura pela vacina. Dos dias 27 de abril a 1 de maio, a Semana de Saúde na Escola contará com equipes de profissionais de saúde para realizarem diversas atividades saudáveis, entre elas de imunização.