PACIENTES COM CÂNCER TERMINAL PODERÃO TER ACOMPANHAMENTO DOMICILIAR.

A indicação, proposta pelo vereador Lairinho Rosado (PSB) em sessão desta terça-feira, 28, prevê que a Prefeitura Municipal de Mossoró institua o Programa de atendimento e acompanhamento a pacientes terminais de câncer, que seriam acompanhados em suas próprias residências, por profissionais do Programa Saúde da Família. O objetivo, segundo Lairinho Rosado é tentar amenizar a dor e melhorar um pouco os serviços a que são submetidos os pacientes terminais de câncer, quando a medicina nada mais eficaz pode realizar.

“Para lidar com o paciente terminal, é de fundamental importância o olhar voltado para a pessoa; visando, primordialmente, o bem-estar, nos momentos que lhe restam”, ressaltou o parlamentar. O atendimento domiciliar em Mossoró pretende envolver orientação à família e ao responsável pelos cuidados prescritos ao paciente.

Recomendação

O Programa, proposto pelo vereador Lairinho Rosado segue a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) que define cuidados paliativos como uma abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes e suas famílias, mediante prevenção e alívio de sofrimento pela detecção precoce e tratamento de dor. “Com esse programa pretendemos assegurar aos pacientes e familiares, apoio às fragilidades, neste contexto que imensa dor e sofrimento”, explica Lairinho.

No Brasil, a mortalidade por câncer só é ultrapassada pelas doenças cardiovasculares. Pacientes com diagnóstico de câncer apresentam inúmeras complicações inerentes à doença e ao tratamento.