Audiência Pública aconteceu nesta quinta-feira, 7, no plenário da Câmara Municipal e foi presidida pelo vereador Francisco Carlos.

Nesta quinta-feira, 7, a Câmara Municipal de Mossoró realizou, no Plenário da Casa, audiência pública para discutir o Plano Nacional de Educação e apresentar sugestões para o Plano Municipal de Educação da cidade de Mossoró para os anos 2015 a 2025, que está sendo elaborado pela Secretaria Municipal de Educação.

A audiência, presidida pelo vereador Francisco Carlos, contou com representantes de várias instituições de ensino que apresentaram avanços do Plano Nacional de Educação, e o que tem sido feito para se adequar ao novo modelo de educação do Brasil. Além disso, foi também relatado a atual situação da estrutura física das escolas do município de Mossoró.

Em um segundo momento, a Secretária Municipal de Educação, Ieda Chaves, ex as estratégias que o município tem utilizado para atingir as vinte metas do Plano Nacional de Educação.“Observamos todas as metas do PNE, e verificamos onde o município está e até onde ele pode chegar. São muitos os desafios, mas também já são muitos os avanços apresentados”, disse.

De acordo com a secretária, Mossoró é um dos poucos municípios do Rio Grande do Norte que “garante ao profissional da educação uma bolsa mensal para ele possa se ausentar das atividades enquanto se capacita em um mestrado”.

Ieda Chaves reconheceu, ainda, que é preciso melhorar a estrutura física e pedagógica. No entanto, a secretária ressaltou que “o município já conta com escolas climatizadas e que o Plano Municipal de Educação apresenta inúmeros avanços para o setor pedagógico”.

A data para a aprovação dos planos estaduais e municipais de educação termina no dia 24 de junho.Participaram da audiência pública: a professora Ieda Chaves, Secretária de Educação do Município de Mossoró; Sirleyde Dias, presidente do Conselho de Educação; Marleide Cunha, presidente do Sindiserpum – Sindicado dos Servidores de Mossoró; Edilson Gonzaga, Membro da Comissão de Educação da OAB/Mossoró; Gildevania Fernandes, técnica da 12ª Direc; José Evangelista de Lima, vice-diretor da Faculdade de Educação da UERN; Professor Luiz Gomes da Silva Filho, representando a Ufersa.

Fonte: Assessoria