Vereador solicita uso do carro-fumacê para inibir o avanço da Dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró já registrou 608 casos de Dengue neste ano, aumentando a preocupação das autoridades e dos moradores. O vereador Lucélio Guilherme (PTB) vem indicando a necessidade de ampliação da atuação do “carro-fumacê”, um dos mecanismos de combate. Nesta semana, o parlamentar solicitou a presença do veículo no bairro Barrocas (zona norte), um dos pontos principais focos do Aedes Aegypit. Recentemente, Lucélio fez a mesma indicação para os bairros Costa e Silva (leste), Doze Anos (norte), Santo Antônio (norte), entre outros.

O parlamentar apresentou a indicação da necessidade do uso do carro-fumacê no bairro Barrocas durante esta semana, em sessão da Câmara Municipal de Mossoró. O pedido partiu da própria população, que tem procurado o vereador para tentar conseguir maior atenção por parte do Poder Executivo. “O carro é apenas um dos mecanismos que devem ser utilizados para combater o mosquito. Sabemos que a participação da população é fundamental, com ações de natureza preventiva. Se os moradores não colaborarem, de nada adiantará o carro-fumacê”, lembra o vereador.

COMO PREVENIR?

De acordo com os especialistas, a melhor forma para se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água. Muitas pessoas desconhecem a importância de atitudes simples, como não deixar a água parada. A recomendação dos profissionais da área é para que a população preste bem atenção a água que fica em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasos de planta, jarros de flores, garrafas, caixas d’água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras. Com esses cuidados, os casos de dengue reduziriam bastante.

Fonte: Assessoria