Campanha da OAB incentiva produção acadêmica voltada à segurança

A campanha desenvolvida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Mossoró, denominada “Segurança Pública, Responsabilidade de Todos” continua produzindo efeitos positivos. Uma das estudantes que foram premiadas na época, com um projeto que propôs a reforma do Complexo Penal Agrícola Doutor Mário Negócio, situado na zona rural de Mossoró, seguiu com seus estudos na área e ampliou sua pesquisa, transformando-a em um Trabalho de Conclusão de Curso. O referido projeto foi levado pela OAB ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

O presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB/Mossoró, Paulo Cesário Lucena Targino, destaca a importância da participação da sociedade em ações que envolvam o combate à violência, seja de forma direta ou indireta. A pesquisa realizada pela arquiteta Ana Karine Alves Freitas apresentou soluções mais eficientes para que o Governo do RN conseguisse resolver o problema estrutural que existe na segunda maior unidade prisional do estado, propondo a criação de um verdadeiro Presídio Feminino, que hoje é improvisado no Complexo Mário Negócio.

“Quando pensamos em desenvolver uma campanha para premiar os projetos que apresentassem soluções para o combate à violência, nossa intenção era justamente esta. Queríamos despertar na sociedade a consciência de que todos podem e devem contribuir. Projetos como esse que foi desenvolvido por Karina devem ser observados pelo poder público. Nós temos um grande universo de faculdades e universidades que possuem grande potencial produtivo e isto deve ser aproveitado. A OAB defende que outros projetos sejam incentivados e empregados”, explica Cesário.

SEGURANÇA PÚBLICA

A campanha foi realizada pela OAB no início de 2014. Uma banca composta por especialistas da área foi montada para analisar e selecionar os melhores projetos. O concurso foi dividido em duas categorias: Sistema Prisional e Segurança Pública. Naquela, foram premiados Gilbertson Sena da Silva, Ana Karine e Sarah Candice Gurgel Sabino, do curso de Arquitetura da UnP. Na outra categoria, Rubens Vieira da Silva, formado em Administração, sagrou-se vencedor. O projeto que propôs a reforma da Mário Negócio foi entregue recentemente pela OAB ao governador Robinson Faria