Prefeito empossa novos membros do Conselho Municipal de Educação

 

O prefeito Francisco José Júnior empossou na tarde desta terça-feira, 19, os novos membros do Conselho Municipal de Educação (CME). A solenidade aconteceu no Salão de Grandes Atos do Palácio da Resistência. O conselho é constituído de 14 membros titulares e 14 suplentes, sendo sete representantes da administração pública e sete representantes da sociedade civil. Vereadores representantes da Câmara Municipal e o magnífico reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes, estiveram presentes na solenidade.

O investimento na educação municipal foi bastante elogiado pelas autoridades que participaram da posse. Pela primeira vez, o Município conseguiu cumprir a Lei Niná Rebouças, que estabelece que 30% das receitas correntes do município devem ser utilizados na educação. A lei foi criada em 2010 e o mais próximo que gestões passadas atingiu foi a marca de 25%.

“Governar é eleger prioridades e nessa gestão a educação tem sido uma de nossas prioridades. Investimos mais de 30% na educação e retomamos obras que estavam paradas desde 2007. Estudos recentes mostram que o ensino municipal tem apresentado índices acima da média nacional e tanto as escolas da zona urbana, como as escolas da zona rural estão no mesmo nível. O investimento na educação é algo não só para o presente, mas sim para o futuro”, destacou o prefeito.

O Conselho Municipal de Educação é um órgão consultivo, deliberativo, normativo e fiscalizador do sistema municipal de ensino. Os novos membros vão atuar durante o biênio 2015 – 2017. O Conselho Municipal de Educação foi criado em 1997 através da Lei 1.110/97.