OAB vai elaborar documento com propostas para melhorar a educação

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Mossoró, realizou ontem (21) uma audiência pública para discutir a proposição de mudanças para o Plano Municipal de Educação. O evento reuniu representantes de Instituições de Ensino Superior (IES) e das escolas públicas e privadas de Mossoró, além de membros de entidades governamentais e não-governamentais ligadas à temática. Os participantes expuseram suas ideias e todas as propostas que foram elencadas durante a audiência serão documentadas e encaminhadas aos representantes dos poderes públicos locais.

Uma das ideias defendidas pela OAB é a inclusão de uma disciplina na grade dos estudantes que trabalhe a perspectiva da cidadania, levando aos alunos noções introdutórias sobre temática, que é de extrema relevância no cotidiano da sociedade. Na visão do presidente da OAB/Mossoró, Aldo Fernandes de Souza Neto, o debate em torno da qualidade da educação fomenta o surgimento de novas ideias. “Com certeza, as proposições que sairão do evento serão de grande valia. Conseguimos reunir pessoas de notório saber na área, que enriqueceram o debate”, enfatiza Aldo.

A advogada Catarina Vitorino, presidente da Comissão de Educação da OAB/Mossoró, destaca a importância da participação da Ordem, que propôs esta audiência com o objetivo de ampliar as discussões em torno da educação. Catarina lembra que a Câmara Municipal dos Vereadores já havia feito audiência com esta mesma temática, recentemente. “Sentimos a necessidade de ampliar as discussões, de apresentar novas propostas que poderão melhorar a qualidade do nosso ensino”, destaca a advogada, lembrando que as propostas serão reunidas em um documento.

 

OAB NA EDUCAÇÃO

A OAB/Mossoró tem desenvolvido diversos projetos voltados à educação de crianças e adolescentes. Em 2014, a Comissão de Direitos Humanos realizou o projeto “Direitos Humanos nas Escolas: Construindo Cidadania”, que levou palestras e outras ações educativas para estudantes da rede pública. Outro projeto nesta área foi o “Voto Consciente”, realizado pela Comissão do Advogado Iniciante, nas vésperas da eleição de 2014, com palestras voltadas à questão da importância do voto. Além destes trabalhos, a OAB tem participado de diversas outras ações voltadas à temática.