Coleta de dados do Censo Escolar será realizada a partir de 27 de maio

 

   A primeira etapa da coleta de dados para o Censo Escolar da Educação Básica de 2015 terá início amanhã, 27 de maio. Nesta fase, que prossegue até 31 de julho, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recolherá informações detalhadas sobre escolas, alunos, professores e turmas de todas as etapas e modalidades da educação básica do país. O preenchimento dos dados, pelo sistema Educacenso, cabe aos diretores e responsáveis pelas escolas públicas e privadas.

   O cronograma consta de portaria do Inep publicada no último dia 2 de abril de 2015, no Diário Oficial da União. O preenchimento de forma adequada e real servirá de subsídio para o planejamento e definição das políticas públicas educacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação nas escolas. A participação de todas as escolas para a realização de um diagnóstico efetivo é fundamental. Os dados preliminares devem ser enviados pelo Inep ao Ministério da Educação até 26 de agosto.

  Após a publicação dos dados preliminares no Diário Oficial da União, os diretores das escolas terão até 30 dias para fazer a conferência e retificação, se for o caso, de erros de informações, diretamente no Educacenso. Essa etapa é apenas para correção de erros e não para inserção de novas informações caso o responsável pela escola não tenha preenchido os dados no período de coleta. O envio do número de matrículas presenciais efetivas em cada estado, município e no Distrito Federal será feito pelo Inep até 30 de novembro e a divulgação dos resultados finais está marcada para 29 de janeiro de 2016.
O Censo Escolar é o principal levantamento estatístico-educacional sobre as unidades de ensino públicas e particulares do país, professores, alunos e turmas. Os dados mostram informações detalhadas, que colaboram para subsidiar a definição de políticas públicas brasileiras de educação, bem como a distribuição de recursos da União para estados e municípios.

As informações do Censo também são usadas para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O preenchimento das informações pelos dirigentes escolares será feito no sistema Educacenso.

 Fonte: Assessoria