A Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente vai se reunir na próxima segunda-feira (15) para debater o trabalho infantil no Rio Grande do Norte. A discussão acompanha eventos realizados em todo o país, alusivos às comemorações do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado no dia 12 de junho e criado pela Organização Internacional do Trabalho em 2002. O assunto foi o tema do pronunciamento de Márcia Maia (PSB) na sessão plenária desta quarta-feira (10).

“Precisamos estar alertas. Essa é uma data para reflexão e para alertar os municípios em relação ao trabalho infantil e as consequências desse trabalho na vida de milhões de crianças”, destacou a Márcia.
Segundo a deputada, o RN está na lista dos 10 estados brasileiros que mais conseguiram reduzir o número de crianças em situação de trabalho infantil, entre 2000 e 2010, mesmo assim é preciso combater o trabalho infantil. “A criança quando trabalha precocemente acaba afetando a saúde e a educação, com isso perde a garantia de um futuro melhor. É necessário o trabalho de combate a essa situação para que possamos reduzir ainda mais os números”, justificou.

Diversos órgãos públicos e especialistas no tema, como a presidente do Fórum Estadual de Erradicação Infantil, Marinalva Dantas, participarão da reunião da Frente Parlamentar. O objetivo é fazer um levantamento da real situação desse cenário no Estado. Ainda de acordo com a deputada Márcia, Natal é a cidade do RN com o maior número de crianças e adolescentes trabalhando em várias áreas: comércio, agricultura, pecuária e pesca.