TROCA ECONÔMICA COSERN

Em tempos de alta da inflação e custos, reduzir o valor das contas em casa é uma das alternativas para os consumidores. Pensando nisso, a Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, apresenta em Mossoró, nos dias 25 e 26 de agosto o projeto Troca Econômica Cosern, que prevê bônus para os consumidores, de R$ 285,00 a R$ 585,00, na troca de ar-condicionado, refrigerador, freezer ou lavadora de roupas, usados, por um novo, com Selo Procel de Economia de Energia, de menor ou igual capacidade. O objetivo é incentivar a substituição para que haja redução de consumo e, consequentemente, redução da conta de energia dos participantes. O lançamento do Troca Econômica em Natal ocorreu dia 29/07, no edifício-sede da Cosern.

Na prática, o consumidor que atender aos critérios para participação receberá o bônus durante ou após a aquisição do novo equipamento de igual ou menor capacidade que o antigo. Ao substituir, por exemplo, um refrigerador antigo, ineficiente, por um novo, com o Selo Procel, de menor ou igual capacidade, o consumidor pode reduzir em até 30% a conta de energia. No caso do freezer, a substituição pode promover uma redução de até 35%. Para a lavadora de roupas, esse índice pode chegar a 10% e, para o ar condicionado, 23%. Vale destacar que cada consumidor terá direito à substituição de até dois equipamentos por conta contrato.

Troca Econômica faz parte do Programa de Eficiência Energética da Cosern e foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Podem participar os consumidores Residenciais de Mossoró, Natal e região metropolitana que tenham fornecimento de energia regular, estejam adimplentes com a Cosern, apresentem média dos três maiores consumos de energia dos últimos 12 meses igual ou maior que 80 kWh/mês. Além disso, o consumidor não pode ter adquirido, nos últimos oito anos, equipamento similar com subsídio (compra/doação) da concessionária, a exemplo do Energia Verde e Nova Geladeira, e deverá  entregar o equipamento velho à Cosern para o devido descarte (reciclagem).

O restante será subsidiado pelo projeto Troca Econômica Cosern.

www.trocaeconomicacosern.com.br – Um site foi feito especialmente para informar sobre como participar do projeto e passar dicas sobre consumo consciente e eficiente da energia. As dicas, se aplicadas, poderão fazer a diferença na conta de energia.

 

Resumo dos critérios para participação:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Apresentar conta de energia elétrica classificada como Residencial ou Residencial Baixa Renda;
  • Possuir fornecimento de energia regular;
  • Apresentar identidade e CPF do titular da conta ou do representante do consumidor com apresentação de autorização por escrito  (necessário apresentar a cópia da identidade do titular para conferir a assinatura e cópia do CPF);
  • Estar adimplente com a Cosern (podendo quitar os débitos para participar do projeto);
  • Apresentar a Nota Fiscal do equipamento comprado com Selo Procel de Energia (para lavadora de roupas de 8 kg e 11kg, será aceita a etiqueta do Inmetro, categoria A);
  • Ter média mensal dos três maiores consumos de energia dos últimos 12 meses igual ou maior que 80 kWh/mês;
  • Ter equipamento antigo, de igual ou maior capacidade que o equipamento novo, para entregar à Cosern para reciclagem;
  • Não ter adquirido equipamento similar com subsídio (compra/doação) de outro projeto de  eficiência energética da concessionária nos últimos oito anos.