Limpeza urbana alcança toda cidade

O trabalho de limpeza realizado pelas equipes da Secretaria de Serviços Urbanos continua sendo executado normalmente em vários trechos da cidade. Capina, varrição, roço, limpeza de canal, recolhimento de materiais volumosos, dentre outras atividades, são feitos simultaneamente.

O serviço de coleta domiciliar, considerado o mais importante, é feito rigorosamente três vezes por semana em cada região. Para ter certeza da eficiência da coleta, na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR) é possível constatar se o carro da coleta passou na sua rua através de mapeamento digital. Cada setor tem seu calendário de serviço, embora ele seja realizado todos os dias. O secretário de Serviços Urbanos, Carlos Clay, explica que para a coleta ser feita com sucesso é preciso que a população colabore com o correto acondicionamento do lixo domiciliar em recipientes de fácil mobilidade para os garis.Diante da grande falta de contribuição dos populares, que insistem em fazer descartes de resíduos em terrenos ou mesmo canteiros das vias, a secretaria vem desenvolvendo o trabalho de forma intensa diuturnamente, mas é importante a população entender que o serviço de coleta domiciliar é responsável apenas pelo recolhimento do lixo doméstico.

Com base na lei 12305/2010, o recolhimento de materiais volumosos como entulhos, material de construção, podas ou derrubada de árvores e demais materiais não domésticos, é de total responsabilidade de quem o produz. Para o descarte correto do resíduo, deve-se contratar o serviço de papa-entulho licenciado pelo Município.

Mesmo não sendo obrigação da prefeitura, os serviços de recolhimento de materiais volumosos são feitos todos os dias. Ainda de acordo com o secretário, as pessoas têm sujado as ruas de forma alarmante, transformando sua comunidade em lixões a céu aberto.

“Terrenos não são lixões. A medida que se começa a descartar metralhas de construções, podas de árvores, móveis velhos sempre vem um popular que faz o descarte de lixo orgânico também e isso atrai vetores e pragas, o que pode acarretar doenças aos moradores do setor. O trabalho é feito de forma constante, mas, assim que as equipes saem do setor deixando limpo o local, vem um cidadão e faz novamente o descarte e o ciclo não têm fim. É necessário a cooperação da população. É um trabalho conjunto”, ressalta ele.Para evitar grandes acúmulos de lixo, a fiscalização foi intensificada. Além disso, o cidadão também pode denunciar através do telefone: 3315-1333, número da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, setor de fiscalização.

Fonte: Assessoria