Formalização de empreendedores cresce em Mossoró.

Mossoró conta com 6.044 empreendedores formalizados como Microempreendedor Informal (MEI), o que já corresponde a um aumento de 13% em relação ao número registrado até 31 de dezembro de 2014. Os dados estão disponibilizados no Portal do Empreendedor e se referem até o mês de julho de 2015.

Pesquisas indicam que a quantidade de microempreendedores em Mossoró no último ano cresceu cerca de 21,48% em relação a 2013. No Rio Grande do Norte, o número de empreendedores individuais formalizados chegou a 68 mil no último mês de julho e Mossoró registrou mais de 6 mil formalizações, ocupando uma das posições mais representativas do Estado.

Diversas atividades favoreceram o desempenho positivo do empreendedorismo local. No entanto, em relação à distribuição das atividades, a realidade de Mossoró não é diferente da  encontrada a nível nacional, onde empreendimentos ligados ao Setor de Prestação de Serviços aparecem em primeiro lugar entre os principais setores que mais contribuíram para os indicadores, com 3.129 microempreendedores (51,86% do número local). Em seguida, vêm as empresas do ramo comercial com cerca de 2.366 MEIs (39,21%), sendo 539 microempreendedores no setor industrial (8,93%).

O Brasil tem cerca de 5 milhões de microempreendedores individuais formalizados, sendo o Setor de Serviços o que absorve o maior número, com cerca de 61,3% do total. Em seguida, estão as atividades ligadas ao comércio, com 30,3% do total, e o setor industrial com aproximadamente 8,2% de microempreendedores. No RN, foram criados 12.678 novos empreendimentos no primeiro semestre de 2015, sendo o estado que mais formalizou microempreendedores.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio de parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), tem desenvolvido estratégias para auxiliar os microempreendedores informais e tirá-los da ilegalidade, o que garante mais benefícios para o crescimento nos negócios como a conquista de um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), e benefícios como: Cobertura Previdenciária, menor custo com funcionário, sem taxas de registro, menos tributos, possibilidade de vender para o Governo em todas as esferas, auxílio maternidade, auxílio doença, acompanhamento técnico do SEBRAE e Prefeitura Municipal de Mossoró. Esses são alguns dos atrativos que fazem com que um número maior de autônomos busque a formalização como microempreendedores individuais.  As informações detal hadas da pesquisa já estão disponíveis também no Núcleo de Indicadores Sócios Econômicos (NISE) através do Portal da Prefeitura Municipal de Mossoró.