Via iG São Paulo

A senadora Marta Suplicy afirmou neste sábado (26), ao se filiar ao PMDB, que o vice-presidente Michel Temer “vai reunificar o Brasil”, numa defesa indireta da saída de Dilma Rousseff (PT) do Palácio do Planalto.

“Estou no PMDB do doutor Ulisses [Guimarães], que redemocratizou o Brasil, e no PMDB de Michel, que vai reunificar o Brasil”, afirmou a senadora, por meio do Twitter. “Olhei nos olhos de Michel Temer e senti confiança.”

A fala faz referência a uma frase do vice-presidente, que em agosto, em meio à crise política enfrenta por Dilma, clamou por “alguém tenha capacidade de reunificar a todos, de reunir a todos” para evitar “uma crise desagradável para o País.”

ROMPIMENTO

Os movimentos da senadora, que deixou o PT em abril, fortalecem o grupo do PMDB que clama pelo rompimento com o governo Dilma, do qual faz parte o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (RJ). Outra parcela busca conquistar mais poder na Esplanada – o partido deve assumir a pasta da Saúde na reforma ministerial a ser anunciada em breve pela presidente.

No evento de filiação, realizado em São Paulo, Marta também elogiou o ex-presidente José Sarney, a quem chamou de “um gigante da política”.

PRÉ-CANDIDATA

A senadora é pré-candidata à Prefeitura de São Paulo, e disse que suas iniciativas à época em que ocupou o cargo – como a criação do Bilhete Único e dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) – “passam agora a ser patrimônio do PMDB.”