Em Natal, ministro Henrique Alves participa de encontro nacional com pesquisadores de turismo.

Pela primeira vez, em 12 anos, um ministro do Turismo participou do seminário acadêmico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Turismo (ANPTUR). O evento, realizado em Natal, com o apoio da UFRN, reuniu 250 pesquisadores de nove universidades públicas e particulares. São mestres e doutores especialistas em pesquisas nas diversas áreas do turismo brasileiro.Henrique Eduardo Alves ressaltou a importância do turismo para a economia e a capilaridade do setor na cadeia produtiva das atividades do comércio de bens e serviços. “Tenho conversado bastante com a presidenta Dilma Rousseff e ministros do governo federal sobre a importância do Turismo, principalmente no cenário econômico nacional. Acredito que somos a atividade que mais rápido pode contribuir para o enfrentamento da crise econômica”, disse o ministro.

 

Henrique Alves disse, ainda, que o Ministério do Turismo está comprometido em fazer as reformas internas necessárias para melhorar a qualidade e a eficiência da gestão em turismo no Brasil. “Agora, é hora de avançarmos em uma nova agenda de desenvolvimento do setor. Afinados com a determinação da presidenta Dilma, vamos unir esforços para ajudar o Brasil a encontrar o rumo da retomada do crescimento e de respostas que a sociedade busca”.

O ministro pediu o apoio dos acadêmicos e estudiosos do turismo na elaboração do novo Plano Nacional de Turismo para o período 2016-2019. “O PNT é o nosso norte, porque estabelece as diretrizes e metas para a Política Nacional de Turismo para os próximos quatro anos, que, com certeza, serão de grandes desafios”. Henrique Alves também defendeu estreitar cada vez mais a parceria entre a Universidade e a Gestão Pública para construir uma agenda de inovação e fortalecer a pesquisa científica e tecnológica em turismo no país.

O 12º Seminário da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Turismo contribuiu com o debate para o fortalecimento do turismo como uma atividade econômica sustentável. Foi a primeira vez que o encontro ocorreu no Rio Grande do Norte e a segunda no Nordeste (a primeira foi no Ceará). ”Esse encontro em Natal é um indicativo de que a nossa região, que sempre aparece como principal destino dos brasileiros em nossas pesquisas de intenção de viagem, está atenta à necessidade de ampliação do debate sobre o turismo em nível regional”, reconheceu o ministro.A URFN é uma das 9 universidades brasileiras a ter mestrado em Turismo e uma das poucas do país a ter doutorado na área, o que reflete a importância que o turismo tem para o Rio Grande do Norte. “A academia tem papel de grande relevância para o desenvolvimento do setor, para a melhoria da formação profissional, da qualidade dos serviços, estímulo à inovação, e, sobretudo, para a construção de uma nova agenda para o futuro do turismo no Brasil”, destacou o ministro.Também participaram do evento a reitora da UFRN, Ângela Cruz, e o presidente da ANPTUR, Francisco Antônio dos Anjos

Fonte: Assessoria