Guardas Municipais passam por treinamento com Polícia Militar

Os Guardas Civis Municipais participaram na manhã desta sexta-feira, 27, de uma sessão de exercícios teóricos e práticos para controle de distúrbio civil. O treinamento foi realizado por oficiais da Polícia Militar no 2° Batalhão. Além da instrução teórica sobre equipamentos e formações táticas, os guardas foram instruídos como relação aos contextos adequados para utilização de cada equipamento.

Durante o treinamento, os guardas foram orientados sobre a maneira de utilização dos equipamentos de menor poder ofensivo, como pistola de eletrochoque, gás de pimenta, gás lacrimogênio, tonfa e o elastômero, popularmente conhecido como bala de borracha. O objetivo do treinamento é reforçar a capacitação do efetivo para garantir mais segurança à população.

“Quando os guardas aprendem a utilizar e sentem os efeitos desses equipamentos de menor poder ofensivo, eles passam a ter um maior cuidado na hora de utilizar. A pistola de eletrochoque é testada nos próprios guardas, assim eles ficam sabendo seus efeitos e podem avaliar melhor momento para sua utilização”, comenta o tenente Passos, responsável pela instrução.

Além de proteger o patrimônio público, a Guarda Civil Municipal participa de operações em parceria com a Polícia Militar, tal como a Operação Integração, que visa combater a criminalidade em todas as regiões da cidade. A Operação Integração já atuou em mais de 20 bairros e conta com o apoio de policiais do 2º e do 12º Batalhão de Polícia Militar, do Comando da Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), da Companhia Independente de Proteção Ambiental (Cipam) e do Esquadrão de Polícia Montada (EPMon).