População participa do Dia D da vacinação antirrábica

Consciente do dever de imunizar seus animais, a população participa neste sábado, 28, do dia D da campanha de vacinação antirrábica. Para atender o maior número possível de cães e gatos, a Secretaria de Saúde disponibilizou 35 pontos de vacinação, abrangendo todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana, a II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap) e a sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Com mais de 200 pessoas envolvidas, a campanha acontece das 8h às 17h.

Para os servidores da saúde, a procura durante a manhã foi muito boa e a expectativa é que durante a tarde seja ainda maior. Em alguns momentos de pico, os populares faziam fila para imunizar os seus animais. A meta é vacinar cerca de 41 mil animais, sendo 29 mil cães e 12 mil gatos. A secretária Leodise Cruz e a veterinária Allany Medeiros passaram em cada local de vacinação para conferir se todos os procedimentos estavam sendo feitos e se a população estava sendo bem atendida.

O comerciante Carlos Mendes conta que sempre leva a sua cadela para participar da vacinação. Ele entende que essa é a melhor forma de proteger o animal e a família contra a raiva. “Todos os anos eu trago a Anika para tomar a vacina. A prefeitura dispõe de vários profissionais e rapidamente os animais são imunizados. É importante que todos participem da campanha”, destaca.

Além da vacina gratuita, os populares que não puderem deslocar seu animal até os locais de vacinação, podem levar a dose da vacina pra casa. Para que isso aconteça, o dono do animal deve ter o recipiente adequado e com gelo para transportar a vacina adequadamente. A campanha foi iniciada no dia 13 de novembro nas UBSs e se estenderá até o dia 16 de janeiro, contemplando todas as áreas da cidade.

Fonte: Assessoria