Dia C será marcado pela eleição dos Conselhos Escolares

A Secretaria Municipal da Educação realizará nesta quarta-feira, 02, o Dia C de Eleição Unificada dos Conselhos Escolares da Rede Municipal de Ensino. O processo eleitoral acontecerá em 83 instituições de ensino das zonas urbana e rural. A votação começará às 7h e será finalizada às 16h.

“Nesta quarta-feira estaremos realizando o processo democrático que acontecerá em 38 Unidades de Educação Infantil, 38 Escolas de Ensino Fundamental, além de 7 Núcleos de Educação Rural. É um processo que acontecerá paralelamente às atividades das escolas, que instituíram uma comissão especial para conduzir a votação e apuração dos votos”, explicou a professora Maria Márcia de Oliveira, presidente do Conselho Municipal da Educação.A votação escolherá representantes de professores, funcionários, alunos e pais de alunos, com voto secreto dos seus pares com legitimidade e lisura. Serão eleitos 658 conselheiros escolares em toda a Rede Municipal. Os candidatos mais votados para cada segmento serão considerados eleitos Conselheiros Titulares e os segundos mais votados Conselheiros Suplentes e serão empossados pelo gestor da unidade de ensino no dia 8 de dezembro.

“O Conselho Escolar tem funções deliberativas, consultivas, fiscalizadoras e de controle social. Cabe a cada um zelar pela manutenção da escola e participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira, contribuindo com as ações dos gestores escolares a fim de assegurar a qualidade de ensino e a gestão democrática nas escolas públicas municipais”, concluiu a professora Maria Márcia de Oliveira.